Carregando Idioma...

Aniversário do Teste

Por que no dia 20 de fevereiro é comemorado o aniversário do teste de software?

Aniversário do Teste

Por que 20 de fevereiro é o aniversário do teste de software?

Publicado em 20/02/1979, o livro "The Art of Software Testing" ("A Arte de Testar Software" em tradução livre) foi um marco na profissionalização da atividade.

Desde os primeiros computadores e programas foi necessário testar. Vários materiais e eventos se referiam as tarefas relacionadas ao controle de qualidade dos sistemas, porém ainda não havia clareza sobre a necessidade de profissionais especificamente dedicados a testar, nem ao nome dessa área crescente.

Foi então que Gleenford Myers, funcionário da IBM na época e responsável por avaliar o desempenho das fábricas de software de empresa, percebeu várias oportunidades de melhoria na forma como os softwares eram encomendados, analisados, construídos e testados. Sua pesquisa e percepção virou esse livro, referenciado por todas as demais publicações que se seguiram por décadas.

Muitos o chamam de "A Bíblia do Teste" dada ao volume de conceitos, práticas e técnicas reunidas, que ajudaram a formar a cultura da qualidade por gerações de profissionais.

A prática Shift Left, frequentemente citada em reuniões de empresas e times nos dias de hoje, tem sua raiz no Principio da Economia do Teste, mais conhecido como Regra 10 de Myers, que afirmava que o custo para detectar e corrigir um defeito era multiplicado por 10 em cada fase do Ciclo de Vida do Desenvolvimento do Software (CVDS). Ou seja, quanto mais cedo encontrarmos um bug, mais econômico terá sido sua identificação e correção.

Embora nos anos seguintes diversos autores tenham demonstrado que o custo do defeito nem sempre se multiplicava por 10, eles comprovaram por pesquisas estatísticas que os custos nunca eram iguais ou menores em cada fase.

A ideia da economia de Myers em si se mantem verdadeira até hoje e motivaram outros autores, como Rex Black, a calcular o Retorno do Investimento (ROI: Return Of Investiment) dos testes para uma organização, algo que motivou milhares de empresas em todo o mundo a adotar práticas de Teste de Software, formar, certificar e contratar profissionais qualificados para realizar seus testes.

Outros conceitos e técnicas como Caixa Preta, Caixa Branca, Verificação, Validação, Análise de Valores Limites e Partições de Equivalência foram apresentados neste livro e ajudaram a definir todo um vocabulário e direcionamento dos profissionais.

No Brasil, a partir de 2006, se começou a comemorar a data de publicação do livro como o aniversário da profissão de Teste de Software, tradição que vem crescendo ao longo dos anos.

Atuar em Testes exige constante atualização e nada mais justo que reconhecer e comemorar a importância e dedicação dos milhões de profissionais dedicados a tornar o mundo melhor, um bug de cada vez.

Quer receber nossos conteúdos?

Novidades, Posts, Artigos, Vídeos, Vagas, Calendário de Cursos e Eventos. Tudo que acontece no universo de Testes e QA

Sim, quero receber

Publicações Relacionadas